O que é Bitcoin? Entenda como funciona

Há um certo mistério e algumas informações não são muito precisas e confiáveis, mas pelo que se convencionou contar, ela foi criada por um programador que utilizava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto e pela primeira vez foi apresentada, em 2008. Não se conhece a real identidade do seu suposto criador e tampouco ele veio alguma vez a público para elucidar algumas dúvidas importantes.

Pela forma mais simples de definir, o Bitcoin é uma moeda digital, o que não explica muito.

Apesar de toda a explicação histórica que demos – e que no devido tempo você entenderá a sua razão –, apenas definir como moeda digital, não vai trazer esclarecimento para a maior parte daqueles que não sabem do que se trata. Sobretudo porque ela não é palpável como as moedas convencionais que estamos habituados. Todos já viram ou tiveram em suas mãos, um dólar, um euro ou um uma outra moeda qualquer, além do nosso real. Mas quem já teve um Bitcoin em mãos?

Este é o primeiro paradigma que o Bitcoin rompe. Ela não é uma moeda física como as demais. Ele só existe em termos digitais e que são registrados na rede de computadores e servidores que fazem parte da sua infraestrutura.

O Bitcoin também inova em outros aspectos, visto que ao contrário de outras moedas e meios de pagamento, não é administrado centralmente por instituições financeiras e tampouco por governos ou casas da moeda. Mais que isso, não há nem mesmo uma entidade privada que a controle.

Atualmente o Bitcoin tem ganho adeptos em todo o mundo, em parte pelo conceito de segurança que está associado ao seu uso, pela ausência de modelos de gestão de moedas que envolvem bancos e entidades governamentais e pelo sigilo e privacidades relacionadas às operações em que é utilizado como meio de pagamento.

O Bitcoin, assim como outras moedas convencionais, tem uma cotação e está sujeito ao câmbio flutuante, o que significa dizer que o valor comparativo às demais moedas, como o dólar por exemplo, varia de acordo com condições de mercado, como oferta e procura e tendências do mercado financeiro.

O nível de adoção e procura pelo Bitcoin, bem como de outras criptomoedas – já que é a primeira a ser criada, mas não a única – vem crescendo a taxas crescentes e contínuas e já é até possível comprar imóveis usando a moeda virtual, mas ainda não dispensa o uso de meios tradicionais em muitas de nossas necessidades quotidianas.

Uma característica marcante e um benefício decorrente, é que o Bitcoin não é emitido ou controlado por governos ou bancos centrais. Sua administração não pertence a ninguém e a todos ao mesmo tempo, o que faz com que quem o utilize não esteja submetido aos mecanismos de controle das moedas tradicionais e consequentemente suas implicações, como tributação e sigilo.

Saiba Ganhar Dinheiro Com Bitcoin...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *